SABEM COMPRAR ACAFRAO VERDADEIRO?

SABEM COMPRAR AÇAFRÃO VERDADEIRO ?

Sejam atentos à cerca de pontos que vos permitirão fazer a boa escolha. Com efeito, há muitas fraudes no mercado de açafrão !

O seu preço desperta muitas fraudas e infelizmente, certas pessoas têm bastante criatividade para propô-los falso açafrão ao preço do verdadeiro !

A fraude pode fazer-se de várias maneiras:

Defeito de qualidade: velho açafrão, açafrão humedecido, pistilos inteiros, em pó.

Por substituição: põe-se simplesmente outra planta, especiaria no seu lugar

Por mistura: põe-se um pouco de açafrão e o resto põem-se algo semelhante.

Alguns exemplos de falso “açafrão”

  • O carthame. As flores são secadas e vendidas sob a denominação de açafrão e podem enganar o olho dos nao conhecedores. De mais, carthame diz-se “safflower” em inglês (literalmente: a flor de açafrão).  Este tipo de especiaria vende-se muito mais barato que o verdadeiro açafrão, o crocus sativus. Com certeza, uma vez que provarem o verdadeiro, nunca mais se enganará! Abaixo flor de carthame fresca e seca. (fotos tiradas da internet)
  • O plástico misturado com o verdadeiro açafrão.
  • Açafrão verdadeiro mas guardando demasiado do pistilo, esta parte amarela que não traz nada postos à parte do peso sobre a balança e no vosso porta-moedas. No Irão, vão mesmo até  guardar a parte branca. 

Fraude no açafrão 

De acordo com estatísticas lidas na internet, o açafrão está à cimeira da lista das especiarias suscetíveis de fraude. 

Sobre oito saquinhos diferentes de açafrão comprados nos supermercados, teria-se apenas a metade com puro açafrão. 

A outra metade é misturada com outras ervas, ou de açafrão de muita má qualidade ou mesmo continham uma erva muito diferente. 

Não fazer confiança no açafrão vendido à baixos preços ou vendido em pó porque na maior parte do tempo, são a montagem de várias ervas, especiarias ou outro material; diversas flores, carthame, raizes, barbas de milho, paprika ou mesmo de areia ou tijolo esmagado ! As pessoas são capazes de tudo para dinheiro ! 

O bom açafrão (crocus sativus) é vendido sob a forma de estigmas, de cor vermelha sangue após a secagem, na forma de trombeta e duros.

Sobretudo nunca devem ainda ter a parte amarela, cor de laranja ou branca!

A parte vermelha que se chama Neguine é a unica a dar o sabor mas claro, leva mais tempo a compo-lo e por isso, poucos o fazem ! Na Quinta do Cortinhal, nos fazemo-lo sempre, a qualidade é a nossa marqua de fabrico.

Acafrao verdadeiro
Aí está o verdadeiro açafrão. (Fotografia da nossa colheita outubro-novembro de 2018) 

Em resumo, aqui esta uma check-list do açafrão verdadeiro

  • Os estigmas do açafrão devem ser vermelhos escuros, cor sangue, longos de 2-3 cm, finos e dilatados à sua extremidade como uma trombeta, com o aspecto quebradiço e duros. Isto garante-vos a sua qualidade. 
  • Filamentos brancos ou estamas amarelas no açafrão demonstram simplesmente uma mal execução ou frauda e que simplesmente serve a aumentar o peso na balança e no porta-moedas. 
  • DICA: pistilo de açafrão puro colora a água em amarelo e permanece ele mesmo ude cor vermelha enquanto que um pistilo tingido para a contrafação perde a sua cor colorando depois de ter colorido a água. 
  • Se o comprar em migalhas (pó) de estigmas, isso quer simplesmente dizer que é demasiado velho por conseguinte de má qualidade. A data de colheita deve figurar na embalagem do açafrão para o sua rastreabilidade. 
  • O açafrão de pó é raramente puro, frequentemente acrescentaram-lhe-se outros elementos como diversas flores, carthame, raizes, barbas de milho, paprika, açafrão-da-terra (=curcuma), pimento, areia,  caril, papoula, cravos da Índia, e mesmo às vezes tijolo esmagado e fibras de plástico.
  • Último conselho, atenção ao molde se for mal secado. Se a secagem for feita corretamente, são ligeiros, duros, aspecto que quebradiço e de cor vermelho sangue. 

 

Pode comprar o seu açafrão directamente na nossa loja online. e não hesite em descobrir as nossas receitas.

Gostou do nosso Artigo ? 

Pode comentar, enviar-nos uma mensagem ou partilhar o nosso site e redes sociais com os seus amigos.

 

Nos respondemos diretamente em privado, para uma resposta mais direta e personalizada.

 

Muito obrigada pela confiança

 

Quinta do Cortinhal

18 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *